sábado, 2 de janeiro de 2021

"Para ser Escoteiro"

 Para ser Escoteiro (1952)

Esta semana o objeto que temos para apresentar é o livro "Para ser Escoteiro", uma edição de 1952.

A literatura escotista em língua portuguesa foi sempre muito escassa. Em 1934 foram publicados dois manuais de provas de classe - o “Para Ser Escoteiro” (manual para a 3.ª classe escotista) e o “Sempre Pronto”  (manual da 2ª classe) -  ambos rapidamente esgotados.

Em 1952, o jornal "Sempre Pronto", para dar resposta às necessidades dos grupos, nomeadamente à " falta de literatura que os oriente", passou a publicar " as provas de 3.ª, 2,ª e 1.ª classes, fazendo-o em forma de livro, a fim de que os escoteiros possam constituir um pequeno volume, que poderá ser um útil manual escoteiro." Esclareceria porém que o jornal limitar-se-ia a "copiar, tanto quanto possível, os antigos manuais «Para ser escoteiro» e «Sempre Pronto», no que se refere às provas de 3.ª e 2.ª classes", sendo que as  da 1ª classe seriam as que constavam, à época, nos "manuais estrangeiros”.

Deixamos aqui algumas páginas para aguçar a vossa curiosidade.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Cromos escotistas

  Q uem de nós não tem ou teve uma caderneta de cromos? Atualmente, grande parte das coleções de cromos são dedicadas aos campeonatos de f...