domingo, 14 de abril de 2019

A insígnia dos Escoteiros de Portugal: A sua imagem e uso ao longo dos anos



A flor-de-lis é a base de todas as associações de escoteiros, as quais acrescentam elementos capazes de identificar cada país.

As pétalas superiores são os artigos do compromisso de honra. Na pétala do meio existe uma linha vertical que simboliza o Norte, o rumo certo, o bom caminho que deve orientar a vida. As estrelas nas pétalas laterais, mostram os olhos sempre atentos que o escoteiro deve ter. A anilha que prende as pétalas é o símbolo da fraternidade mundial entre os escoteiros. O escudo sobreposto à flor-de-lis é o escudo português, mostrando assim que é uma associação portuguesa. A insígnia tem ainda inscrita a divisa “Sempre Pronto” que é a divisa da Associação dos escoteiros de Portugal (AEP). O listão tem as pontas voltadas para cima, como o sorriso de um escoteiro que cumpre o seu dever com um sorriso e boa vontade. Por último o nó que pende do listão serve para recordar a boa ação diária.

Ler mais sobre a imagem e respetivo uso ao longo dos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cromos escotistas

  Q uem de nós não tem ou teve uma caderneta de cromos? Atualmente, grande parte das coleções de cromos são dedicadas aos campeonatos de f...