Atualmente, grande parte das
coleções de cromos são dedicadas aos campeonatos de futebol. Mas nem sempre foi
assim.
O hábito de colecionar cromos
remonta aos anos 20 do século passado, quando, seguindo exemplos vindos de
Espanha, França e Itália, as fábricas de doces passaram a embrulhar os seus
produtos (caramelos, rebuçados, chocolates) em estampas coloridas com os temas
mais atrativos da época. Apesar de ser uma iniciativa de caráter promocional,
uma alavanca para a comercialização dos bens, não deixou de ser uma ideia
original. Os consumidores compravam os produtos para colecionar as imagens e
colarem-nas em cadernetas desenhadas para o efeito.
Em 1939 a Fábrica de Chocolates
Nestlé passou também a oferecer conjuntos de pequenas estampas dentro das suas embalagens.
Como estávamos numa das épocas áureas do escotismo, a marca passou a incluir na sua coleção, cromos dedicados ao Movimento.
As imagens originais podem ser vistos no CIDE.
Sem comentários:
Enviar um comentário