quarta-feira, 24 de março de 2021

Distintivos de promessa e compromisso de honra (1956-64)

Não se encontram referências ao uso no uniforme dos lobitos, dos escoteiros e dos caminheiros de distintivos de Promessa ou de Compromisso de Honra antes de 1956.

Só após 1956 quando do ato de prestação da Promessa ou do Compromisso de Honra, lobitos, escoteiros e caminheiros começaram a usar no meio do bolso esquerdo da camisa a insígnia associativa, constituída apenas pela flor-de-lis, circunscrita por uma cercadura oval.

A insígnia tinha as cores correspondentes a cada uma das divisão – amarelo para a Alcateia, verde para a Tribo (naquela época não existiam Tribos de Escoteiros e Tribos de Exploradores) e vermelho para o Clã, e eram todas elas bordadas à mão.

A confeção manual, se por um lado era usual na altura, não deixa de ilustrar a fraca dimensão do ativo associativo naqueles anos e criava uma disparidade de “modelos”, como se pode observar na imagem.

Só a partir do ano de 1964 (ano comemorativo do Jubileu da AEP), é que a insígnia associativa passou a ser igual para todo o ativo – educandos e escoteiros-chefes -, com um desenho e cores muito semelhante ao que ainda hoje é usado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cromos escotistas

  Q uem de nós não tem ou teve uma caderneta de cromos? Atualmente, grande parte das coleções de cromos são dedicadas aos campeonatos de f...