terça-feira, 7 de abril de 2020

Objetos com História


DISTINTIVO DE GUIA DIPLOMADO



Em 1951, a Chefia Nacional da AEP iniciou o 3º Curso da Escola Central de Guias de Patrulha, ao tempo que Luís Grau Tovar de Lemos era Escoteiro-Chefe Geral.
Foi nomeado seu Diretor o Escoteiro-Chefe do Grupo nº 13, na Sociedade de Geografia, professor Júlio Santos e, como instrutores, João Clímaco do Nascimento e Raúl Matoso, além de outros monitores que administravam as matérias de acordo com as suas especializações.
Foi elaborado um conveniente programa com temas teóricos e práticos, desenvolvidos ao longo de cinco meses. Todas as aulas práticas tiveram lugar no campo.
Segundo dados estatísticos conhecidos, inscreveram-se 52 candidatos que foram divididos em 7 patrulhas. Durante o tempo que durou o curso, as patrulhas estavam em permanente competição. A patrulha melhor classificada na semana, tinha direito a usar uma braçadeira verde, com o emblema associativo, durante a semana seguinte. 
No final foram feitas provas de avaliação, teóricas e práticas. Segundo os mesmos dados estatísticos, excluindo os que não chegaram ao fim e os que não foram sobreviveram à avaliação, restaram 16 diplomados.
Estes, foram distinguidos com a insígnia que abaixo reproduzimos e que era usada no bolso esquerdo da camisa, no meio das “duas pescadinhas” que simbolizavam o cargo de guia de patrulha:
Texto do Companheiro Duarte Mendonça

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cromos escotistas

  Q uem de nós não tem ou teve uma caderneta de cromos? Atualmente, grande parte das coleções de cromos são dedicadas aos campeonatos de f...