LORD BADEN-POWELL
Nasceu em 22 de Fevereiro de 1857, em Londres, tendo-lhe sido dado o nome de Robert Stephenson Smith Baden-Powell.
O seu Pai morreu quando ele tinha apenas 3 anos. A Mãe estimulou desde sempre o gosto pela Natureza e pela Arte.
O mais novo de 7 irmãos (apenas uma rapariga Agnes), com quem viveu muitas aventuras em terra e no mar, aprendendo a enfrentar os obstáculos com coragem.
Não foi um aluno brilhante mas conseguiu uma bolsa para uma boa escola – Charterhouse, onde o Reitor incentivava os alunos a participarem em peças para desenvolver diversas capacidades: falar bem e com clareza, sem embaraço; a modificar o seu aspecto e voz de acordo com as situações; esquecerem-se de si próprios tentando parecer-se com as personagens que encarnavam; e trabalhar em conjunto, como um grupo, para o sucesso de uma peça. Incursões nos bosques da escola e esboços de animais e pessoas eram actividades regulares de BP.
Terminado o liceu concorreu ao Exército e foi aceite como Oficial, para o 13º Hussardos, partindo para a Índia em 1876.
Durante muitos anos, Baden-Powell, oficial consciencioso, vai prosseguir, por quase todas as partes onde impera a coroa britânica, uma brilhante carreira, que fará dele, aos 43 anos, o mais jovem oficial - general do Exército Britânico.
Entre os seus feitos militares mais notáveis figuram as campanhas contra os Ashantis e os Matabélés - tribos africanas que se tinham revoltado – dirigidas com um extraordinário engenho e, ainda, o cerco de Mafeking, na África do Sul, onde, durante 217 dias, em inferioridade numérica e em más condições, se defendeu dos Boers, imigrantes de origem holandesa em rebelião contra o governo central.
Desenvolveu técnicas de observação, reconhecimento de pistas e trilhos – daí a palavra SCOUT (batedor), e escrevia artigos para revistas sobre tácticas militares.
Em 1907, realizou na ilha de Brownsea um acampamento com 24 rapazes para experimentar o seu método, que serviu de base ao livro "Escutismo para Rapazes”. Não estava ainda a obra completa e já se começavam a formar grupos de Escuteiros. Foi um êxito! Em menos de dois anos, sem apoio directo, já havia em Inglaterra cerca de 100.000 Escuteiros com cerca de 7.000 chefes.
Em 1910, o Rei Eduardo VII propunha a Baden-Powell retirar-se do Exército, para se consagrar exclusivamente ao Movimento que criara e de que continuava a ser o principal mentor. Entretanto, o Escotismo galgava fronteiras, pelo conhecimento dos magníficos resultados obtidos na Grã-Bretanha e Baden-Powell foi nomeado Chefe do Escotismo Mundial, cargo que desempenhou até à sua morte, em 1941.
Em 1937, no Jamboree de Vogelenzang, na Holanda, disse o seu "adeus" aos Escuteiros de todo o mundo. Retirou-se para a sua casa no Quénia, em África, que ele tão bem conhecia, morrendo a 8 de Janeiro de 1941.
Fonte: http://www.guiasdeportugal.org
Sem comentários:
Enviar um comentário