segunda-feira, 29 de março de 2021

Jornal "O Escoteiro"


Em dezembro de 1915, pouco mais de dois anos após a fundação da Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP), apareceu o jornal «O Escoteiro», uma publicação mensal  e órgão oficial da Associação.

Era diretor deste mensário escotista o presidente da Associação, Dr. António Sá Oliveira e editores Eduardo dos Santos (até à publicação nº 5) e J. Cardoso Gonçalves (a partir do nº 5).

O cabeçalho foi desenhado por Humberto Martins, escoteiro do Gr. n.º 1 e autor de inúmeras ilustrações escotistas para jornais, livros e diplomas.

No seu primeiro número,  «O Escoteiro» apresentava as condições da criação desta publicação.


O jornal manteve uma publicação regular até janeiro de 1916 (à exceção do mês de fevereiro) e prosseguiu até julho de 1917. No n.º 11,  «O Escoteiro» inseria uma explicação que dava conta das dificuldades com que lutava para se manter em exercício e a direção alertava:

“Se os grupos que não cumprem o seu dever, persistirem na atitude havida até agora, então o jornal «O Escoteiro» terá de suspender a sua publicação até que os mesmos grupos reconsiderem e se corrijam”.

O n.º 12 ainda foi publicado, uma vez que o decreto n.º 3120-B dava o reconhecimento oficial à AEP e era necessário divulgar o facto, mas o jornal «O Escoteiro» acabaria por suspender a sua publicação.

Reapareceu em julho de 1918, editado pelo Grupo n.º 26 do Porto que, ao que parece, decidiu suspender o seu jornal de grupo, «O Scout», para dar continuidade à publicação d`«O Escoteiro», que se mantinha como órgão oficial da AEP. Desta fase conhecem-se apenas duas publicações (os números 13 e 14). Mais tarde, o Grupo n.º 11, do Liceu de Camões, fez uma tentativa de publicação, mas sem êxito. Sabe-se que em janeiro de 1922 retomou a publicação, mas ignoramos a sequência e nunca vimos qualquer exemplar.

Em julho de 1923, a AEP retomou a publicação d` «O Escoteiro», série IIª, mas em formato de boletim.

No CIDE-ME existem todos os jornais da Iª série, à exceção dos nºs 9, 12 e 14, e dos publicados pelo Gr. 11, como atrás referimos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cromos escotistas

  Q uem de nós não tem ou teve uma caderneta de cromos? Atualmente, grande parte das coleções de cromos são dedicadas aos campeonatos de f...