sábado, 21 de novembro de 2020

Objetos com História - "Ritual dos Escoteiros de Portugal"

 “Ritual dos Escoteiros de Portugal”


O Objeto com História selecionado para este artigo é uma das preciosidades do acervo museológico do CIDE. Trata-se do livro  “Ritual dos Escoteiros de Portugal”, um cancioneiro de 1953, da autoria de Joaquim Amâncio Salgueiro Jr.. Exemplar único, “(…) encadernado, com as páginas datilografadas, as partituras musicais desenhadas (…), todas as suas folhas (estão) rubricadas pelo autor (e) contêm não apenas canções, mas todo um ritual de desenvolvimento de diversas fases da vida escotista”*.

Joaquim Amâncio Salgueiro Jr., faz parte da História do Escotismo português. Foi um dos primeiros chefes do Grupo n.º 2, Comissário da Zona de Lisboa, Chefe Regional do Norte e um grande impulsionador do Escotismo na região algarvia onde, conjuntamente com Humberto Martins, fundou o Grupo n.º 6 de Olhão. Foi ainda Chefe Geral da Associação e é a ele que devemos a letra e música daquele que viria a ser o Hino da Associação dos Escoteiros de Portugal.

 

 * Extrato do Livro “Fogo de Conselho” de Armando Inácio.


“Hino dos Escoteiros de Portugal”, publicado nas páginas 148 e 149 do 

livro Fogo do Conselho, de Armando Inácio.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Cromos escotistas

  Q uem de nós não tem ou teve uma caderneta de cromos? Atualmente, grande parte das coleções de cromos são dedicadas aos campeonatos de f...